O futuro dos eventos é “verde”

A indústria de shows está enfrentando um grande desafio: agora que eles estão finalmente voltando, há uma demanda crescente para torná-los sustentáveis.

Quando o Coldplay anunciou no final de 2019, que eles só fariam shows da turnê Everyday Life em estádios que fossem “verdes”, e isso trouxe muitos questionamentos. Com essa declaração a banda aumentou a pressão para que os eventos se tornem mais sustentáveis. Mas como isso é possível? 

Em nenhum outro lugar nossa pegada ambiental é tão evidente quanto em um festival. Nós pisoteamos os campos por dias, dançamos em tapetes de plástico em frente aos palcos, produzimos uma pilha de lixo, bebemos em copos de plástico e jogamos fora bitucas de cigarro. A limpeza do local geralmente leva dias e o equipamento usado é transportado em grandes caminhões durante semanas. Consequentemente, o ecossistema do local leva muito tempo para se recuperar. Portanto, não é de se admirar que haja uma demanda crescente por eventos verdes, ou seja, sustentáveis. E, na verdade, não é tão difícil de gerenciar. Os conceitos de sustentabilidade já existem há algum tempo e agora a indústria está começando a implementá-los. 

Shows Sustentáveis 

São considerados eventos “verdes”, os que dão atenção especial para quatro pilares da sustentabilidade: economia, ecologia, assuntos sociais e cultura. Isso significa que os organizadores devem se comprometer com o planejamento, a organização e a implementação de medidas sustentáveis. Em muitos países, os políticos já emitiram requisitos claros para eventos nestes moldes - e isso inclui certificados e prêmios. A própria indústria também premia os melhores conceitos. Os padrões globais, por outro lado, ainda estão muito distantes. 

A sustentabilidade ecológica, ou seja, levar em consideração a natureza e da proteção ambiental, é a peça-chave de um evento verde. Por exemplo: eliminação do desperdício, contratação de um catering comprometido com baixa emissão de CO2, compra de materiais ecológicos, entre outros. Todos os eventos verdes são semelhantes no sentido de que representam uma contribuição valiosa e importante para a proteção das pessoas e do meio ambiente. 

Portanto, se você limitar o equipamento de palco a viagens curtas, se confiar em materiais recicláveis e reduzir o consumo de água e eletricidade, se adquirir copos e talheres descartáveis e optar pelo serviço de buffet local, você já está dando passos vitais para diminuir os impactos ambientais nos grandes festivais. A escolha do local também desempenha um grande papel. Se os eventos forem realizados em destinos de difícil acesso e fora das zonas de congestionamento, os organizadores podem evitar um aumento no número de carros incentivando métodos de transporte sustentáveis. Como alternativa, eles podem procurar locais que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente. E os organizadores não precisam trabalhar sozinhos: há muitas opções quando se trata de fornecedores de serviços e parceiros com um certificado de sustentabilidade - e os custos agora são acessíveis o suficiente para ficar dentro do orçamento. 

 

O futuro está nas mãos dos organizadores e visitantes. 

Infelizmente, os acontecimentos de 2020 e 2021 interromperam o movimento positivo de eventos verdes. No momento, o setor está apenas começando a se recuperar e é difícil fazer previsões confiáveis. No entanto, esperamos que este longo hiato tenha resultado no desenvolvimento de conceitos sustentáveis já prontos para serem implementados. O desejo por mais sustentabilidade também está crescendo entre os fãs de shows e festivais. Nos últimos dois anos, os frequentadores de festivais notaram que mesmo eventos experimentais e com mais segurança e medidas protetivas eram mais ecológicos do que aqueles realizados antes de 2019. Então, por que não manter esses padrões para eventos futuros? Afinal, com certeza é mais divertido participar de um evento sem se sentir culpado depois.

Caroline Medeiros

Marketing Communications Manager, Sennheiser no Brasil - CMV.SeBR

Mariana Marvão

Assessoria de Imprensa, Sennheiser no Brasil

 

Sobre Sennheiser no Brasil

Moldar o futuro do áudio e criar experiências sonoras exclusivas para os clientes é o objetivo que une funcionários e parceiros da Sennheiser em todo o mundo. A empresa familiar independente, em sua terceira geração liderada por Dr. Andreas Sennheiser e Daniel Sennheiser, é hoje um dos principais fabricantes mundiais de fones de ouvido, microfones e sistemas de transmissão wireless. Sejam os nossos consumidores artistas, DJs, pilotos, cientistas, técnicos de som ou exigentes amantes da música, o nome da Sennheiser é para eles um sinônimo de produtos de qualidade sonora de ponta e prazer auditivo sem distorção alguma. Em 2020, o Grupo Sennheiser gerou faturamento total de 573,5 milhões de euros. www.sennheiser.com.br

Contato

Rua Inácio Pereira da Rocha, 142, Vila Madalena - São Paulo, SP

11 3038-0560

[email protected]

www.sennheiser.com.br